Morreu nesta quinta-feira (8) a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, aos 96 anos, em decorrência de uma piora de saúde, reportada pelo Palácio de Balmoral, na Escócia, ainda pela manhã.
Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926 e ficou à frente do trono britânico por 70 anos.
A mensagem publicada no perfil do Twitter oficial da família real britânica diz que “A Rainha morreu tranquilamente em Balmoral nesta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã”.
Elizabeth assumiu a coroa do Reino Unido no dia 6 de fevereiro de 1952, com apenas 27 anos, após a morte do rei George VI, depois de várias complicações em razão de um câncer no pulmão.
Tanto Elizabeth II, quanto seu pai, o rei George VI, não eram predestinados a assumir o trono do Reino Unido. A coroação de ambos só foi possível após a renúncia do rei Edward VIII para se casar com uma americana. Assim, George VI subiu ao trono e, por não ter herdeiros homens, Elizabeth se tornou a sucessora.
Na época em que se tornou rainha, Elizabeth II já era casada com Phillip, que após a coroação recebeu o título de Duque de Edimburgo. Eles se conheceram em 1934 e se casaram mais de 10 anos depois, em 20 de novembro de 1947. Os dois ficaram juntos por toda a vida, até o falecimento do príncipe consorte em abril de 2021.
Juntos, Phillip e Elizabeth tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.
70 anos de reinado
Durante seu reinado, a Rainha Elizabeth II quebrou vários paradigmas. Aos 96 anos, ela alcançou o marco de soberana mais velha do Reino Unido e a mulher que reinou mais tempo por todo o mundo. Globalmente ela ocupa a segunda posição em reinados mais longos independente do gênero, ficando atrás apenas do francês Louis XIV. Em seus 70 anos no poder, Elizabeth II viu 15 primeiros-ministros distintos no Reino Unido e presenciou 12 presidentes norte-americanos diferentes.
Elizabeth também é conhecida por amar a raça de cães Pembroke Welsh Corgi, nativa da Grã-Bretanha. Durante o reinado, Elizabeth II teve mais de 30 cães dessa raça. Além disso, ela tinha uma grande paixão por equitação e teve mais de 100 cavalos de corrida ao longo das décadas que, no total, conquistaram mais de 1,6 mil vitórias em corridas.
O trono do Reino Unido será ocupado, agora, pelo filho primogênito de Elizabeth, Charles, o príncipe de Gales, ao lado da atual esposa dele, Camilla Parker-Bowles. Já a sucessão ao trono será com o príncipe William (duque de Cambridge) — primeiro filho de Charles, fruto do casamento com a princesa Diana (1961 – 1997) — e o segundo herdeiro é o príncipe George — filho mais velho de William e de sua esposa Kate, a duquesa de Cambridge.