O chefe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Anápolis (GO), onde a trancista Thaís Medeiros de Oliveira, 25, está internada após cheirar pimenta, disse que a jovem não deve voltar “às atividades habituais e normais”.
A gente espera uma lesão neurológica grave. Pode ter uma recuperação, mas a gente acredita que voltar às atividades habituais, normais dela, isso, infelizmente, não.”Rubens Dias, chefe da UTI, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo
O que aconteceu:
- Nesta semana, Thaís foi transferida da UTI para o quartoe deve começar o tratamento de reabilitação.
- Ela está internada desde o dia 17 de fevereiro com um quadro de broncoespasmo grave após cheirar pimenta.
- Os médicos acham que o contato da jovem com a pimenta foi um gatilho para ela desencadear uma crise de asma grave, fazendo com que Thaís não conseguisse respirar normalmente. Isso levou à baixa circulação de oxigênio para o cérebro e o coração, o que provocou uma parada cardiorrespiratória na jovem.
Murilo Carlos Santana, diretor técnico da Santa Casa de Anápolis, disse que a jovem está com o quadro neurológico “bem comprometido”.
“Ela chegou já intubada. A gente pode dizer que foi um tempo importante [de chegar ao médico], porque a situação clínica atual dela mostra, pela dificuldade de oxigenação do cérebro, que ela está ainda com um quadro neurológico bem comprometido.”
O socorro
Segundo Adriana Medeiros, mãe de Thaís, a filha teve uma crise de asmaantes de visitar o namorado em Anápolis, onde cheirou a pimenta. “[Ela estava] com falta de ar, muita tosse, pulmão cheio, alergia que coça e febre, que passou.”
Matheus Oliveira, namorado de Thaís, disse que, após a jovem cheirar a pimenta, ela ficou “tentando puxar o ar, mas o ar não ia, ela tentando, aquela agonia”.
A reportagem mostrou imagens de câmeras de segurança da jovem sendo socorrida pelo namorado e os sogros. Eles percorreram seis quilômetros até o hospital em 10 minutos.
Sandra Oliveira, mãe do Matheus, disse que a jovem perdeu a consciência quando faltava um quilômetro para chegar ao hospital. Outras imagens mostram o namorado da jovem abrindo caminho no trânsito.
Eu achei a reação alérgica dela muito rápida e agressiva. Nunca vi isso na minha vida.”Namorado de Thaís
‘Eu não vou desistir dela’, diz mãe
Adriana Medeiros diz que “não vai desistir” da filha e espera pela recuperação da jovem. Thaís tem duas filhas.
A gente está aí, lutando junto com ela. Eu estou aqui de braços abertos para a minha filha, receber ela da melhor maneira que eu puder, cuidar dela. Enquanto ela tiver vida ali, eu vou lutar até o fim. Eu não vou desistir dela.”
A família de Thaís abriu uma vaquinha online para conseguir pagar a conta do hospital particular onde a jovem foi internada inicialmente. A vaquinha segue aberta já que a internação demandará gastos com fraldas e medicamentos para a jovem.