Mais um recorde! Impulsionado, principalmente, pelo avanço do plano de expansão para novos estados do Nordeste, o Grupo Mateus registrou um crescimento de 39,3% em sua receita bruta no segundo trimestre deste ano.
Neste período, a companhia chegou ao estado de Sergipe com sua bandeira de atacarejo, o Mix Mateus. E só no primeiro semestre, a empresa inaugurou 20 novas lojas, entre elas, a primeira operação de varejo no estado do Ceará.
Mesmo em um cenário de inflação, o Grupo Mateus acumulou resultados relevantes ao adotar como uma das estratégias comerciais o não repasse integral do aumento de preços ao consumidor final.
Somou-se a isto, o aumento da participação do atacado nas lojas híbridas (novo modelo que reúne o varejo e atacado em uma mesma operação), a maturação das lojas e o desempenho do atacarejo.
Resultados expressivos
Outro destaque dos resultados o período entre abril e junho de 2022 foi o crescimento do lucro líquido, que acompanhou o resultado da receita, demonstrando que a companhia controlou de forma eficiente suas despesas. No acumulado do ano, o lucro líquido somou R$ 463 milhões, 33,4% a mais que nos 6 primeiros meses de 2021.
Já o EBITDA ajustado entre abril e junho de 2022 foi de R$ 353 milhões, com um crescimento de 38,5% no período. Os resultados acumulados no 2º trimestre demonstram que o atacarejo obteve mais um trimestre de crescimento, com uma receita total de R$2,9 bilhões, 47,5% a mais que na comparação com o ano anterior.
O segmento continua a ser o mais representativo do Grupo, com uma participação de 50% na receita bruta total.
Plena expansão
Com planos de ocupar todo o Nordeste, a companhia estruturou uma regional com sedes nos estados da Bahia e Pernambuco, além de ter fortalecido a logística com a implantação de 2 centros de distribuição.
Segundo Ilson Mateus, fundador e CEO do Grupo Mateus, o trabalho da nova regional não tira o foco dos demais estados, onde a empresa ainda busca aproveitar oportunidades:
“Durante o segundo semestre, manteremos o foco na expansão, trabalhando sempre para entregar mais valor para nossos acionistas, parceiros comerciais e funcionários.”Ilson Mateus
Destaques do Mateus no 2º trimestre/2022
- Inauguração da primeira loja em Aracaju, marcando a chegada do Grupo em Sergipe;
- A receita líquida cresceu 39,7% para R$ 5,2 bilhões;
- O EBITDA Ajustado totalizou R$ 353 milhões, um crescimento de 38,5%; – Lucro líquido foi de R$ 264 milhões, um aumento de 38,6%.
O Imparcial