SÃO LUÍS – A estudante Layciane de Sousa Barbosa, de 19 anos, diagnosticada com mielite cervical, conheceu o mar em São Luís. Ela mora na zona rural de São José dos Basílios e está internada no Hospital Dr. Carlos Macieira, na capital, para tratamento da doença.
“Eu não imaginava que era tão grande assim, que bacana! Tomei até uma água de coco e deu para sentir a temperatura, o calor, agradeço demais a oportunidade”, disse a estudante ao fazer o passeio na praia durante o tratamento.
Os sintomas da mielite cervical, uma inflamação na medula que é considerada uma doença rara, surgiram na estudante em abril deste ano. “Um dia, eu acordei e fui fazer as coisas de casa e senti uma dor no braço bem forte. Tomei um analgésico, mas as dores foram aumentando e tomando meu corpo. Em menos de uma hora eu comecei a não sentir os membros e não consegui me movimentar”, recorda.
A estudante levava uma vida bem ativa, adora jogar futebol, é casada e mãe de duas crianças. Na garupa de uma moto, ela seguiu para a unidade de saúde mais próxima. Foi atendida no hospital da cidade e encaminhada para um hospital em Presidente Dutra. Os sintomas foram só agravando e ela chegou a ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A equipe médica fez a regulação para São Luís e ela foi recebida no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI). De lá, foi para o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), internada no dia 22 de junho.
“Esse diagnóstico veio após os exames de imagem e coleta de líquor. Há seis meses ela está com esses sintomas de diminuição da força muscular e foi perdendo por completo. Ela veio para o hospital para investigar a causa da doença e segue em tratamento de reabilitação. A previsão de alta está para próxima semana”, informou Marcia Cristina Araújo Viana, enfermeira do Hospital Dr. Carlos Macieira.
Imirante