A Empresa Maranhense de Administração Portuária divulgou nota confirmando a suspensão temporária da operação do ferry-boat José Humberto, que faz a travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense – e vice-versa.
De acordo com a EMAP, em virtude de recentes incidentes, incluindo atrasos nas viagens e falhas mecânicas relacionadas à embarcação, operada pela empresa RODOFLUVIAL BANAV LTDA-ME, foi tomada a decisão de iniciar um procedimento administrativo para investigar essas ocorrências.
‘Em decorrência desse processo de apuração, determinamos a suspensão temporária da autorização para travessia na Baía de São Marcos da embarcação em questão, até que haja uma deliberação imediata sobre a retomada de sua operação. Vale ressaltar que, embora todos os laudos e vistorias de segurança conduzidos pela Capitania dos Portos e pela certificadora atestem a plena segurança da navegação da embarcação José Humberto, essa suspensão será mantida até que todos os parâmetros de navegação estejam em total conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Lei n° 9.985/2014 e pela Resolução nº 01/2015. Nesse contexto, informamos que todas as viagens previamente agendadas envolvendo a embarcação em questão serão devidamente reagendadas, garantindo, assim, a continuidade e a qualidade dos serviços prestados aos usuários. A EMAP permanece comprometida em assegurar a segurança e a satisfação de todos aqueles que utilizam os serviços”, disse a Empresa no comunicado.
O José Humberto foi trazido do Pará pelo Governo ano passado.
Ao longo deste período, já foi alvo de inúmeras reclamações por parte dos usuários, tendo tido, inclusive, sua circulação proibida pelo Governo Federal.
Gláucio Ericeira