Conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Noticias

Quem ganha e quem perde com saída de Dino da política para o STF?

Governador Carlos Brandão tem pista livre para consolidar liderança.

SÃO LUÍS – A indicação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) em decorrência da aposentadoria da ministra Rosa Weber, deve provocar profundas modificações no cenário político maranhense.

Principal liderança de oposição ao grupo do ex-presidente e ex-senador José Sarney (MDB), o socialista começou a trilhar um caminho próprio no Maranhão em 2010, quando decidiu enfrentar o ex-governador Jackson Lago (PDT) e lançar sua candidatura ao Governo do Maranhão.

Desde então, construiu ao seu redor uma rede de apoio alicerçada no tripé política-advocacia-administração.

Foi Dino quem alçou à categoria de lideranças estaduais figuras como o próprio atual governador, Carlos Brandão (PSB), os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), o vice-governador, Felipe Camarão (PT), o ex-presidente da Assembleia Othelino Neto (PCdoB), o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (sem partido) e os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB) e Duarte Júnior (PSB).

Além destes, conseguiu ainda eleger o ex-senador Roberto Rocha (PTB), que depois rebelou-se antes da primeira metade do seu mandato já era oposição ao socialista.

Quem fica forte? – Dentre todos os aliados, aquele que mais espaço pode ocupar é o governador Carlos Brandão. 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sempre exaltado como um político leal por Flávio Dino, o governador conseguiu reeleger-se no ano passado no primeiro turno, após um racha na base governista que levou o senador Weverton Rocha para a oposição.

Demonstrou força política, mas sempre teve decisões atreladas ao hoje ministro da Justiça. Com este fora da vida política, o atual chefe do Executivo estadual torna-se a principal liderança do grupo. E por ele devem passar todas as decisões sobre o futuro dos aliados. 

Gilberto Léda/ipolítica

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em comum

Publicidade

Copyright © 2023
Meu Maranhão Notícias.
Maranhão - Brasil