O serviço é uma estratégia para reduzir o índice de ausências, que gira em torno dos 30%. De acordo com a coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão (CIRAM), Mércia Lima, a estratégia vai beneficiar usuários e pessoas que estão na lista de espera. “Com isso, diminuímos as perdas de vagas com otimização da nossa oferta, dando oportunidade a outras pessoas que precisam de atendimento”, explicou.
O serviço está acessível pelo número (98) 99168-3213 para atender pacientes de todo o estado, e deve ser acionado somente por mensagem de texto. O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para informar o cancelamento, o paciente deve acionar o serviço em até 24h antes da consulta ou exame, informando o Código de Solicitação ou número do Cartão SUS, e o motivo do cancelamento.
Os agendamentos de consultas e exames continuam sendo realizados pelo Disque Saúde, no número (98) 3190-9091, ou em uma das unidades do VIVA e aplicativo ou site do PROCON-MA.