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Inscrições para Casamento Comunitário em São Luís terminam no primeiro dia

Segundo a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), todas as 500 vagas oferecidas para a cerimônia virtual foram preenchidas ainda nessa segunda-feira (26).

Casais durante cerimônia realizada pela CGJ-MA em 2017. — Foto: Ribamar Pinheiro/TJMA

No primeiro dia de inscrições para o Casamento Comunitário virtual de São Luís, todas as 500 vagas oferecidas pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) foram preenchidas. Com as vagas esgotadas ainda nessa segunda-feira (26), a CGJ-MA encerrou as inscrições nesta terça (27).

Segundo informações da Diretoria da CGJ-MA, as vagas para a cerimônia, que será realizada no dia 6 de novembro, às 16h, em São Luís, não serão ampliadas. Os casais que desejarem participar do projeto deverão aguardar a próxima edição, ainda com data a ser marcada e comunicada pelas redes sociais da Corregedoria.

Segundo o juiz corregedor Anderson Sobral, a grande demanda pelo casamento representa a credibilidade da sociedade na instituição.

“Após um ano muito difícil como foi 2020, quando a Corregedoria foi obrigada a suspender as cerimônias presenciais do programa Casamentos Comunitários, por força da pandemia de Covid-19, o corregedor (desembargador Paulo Velten) recebeu a notícia do encerramento das inscrições em um único dia como prova da confiança que sociedade maranhense tem no Poder Judiciário do Maranhão”, disse.

Os casais que fizeram a pré-inscrição pela internet deverão realizar a segunda etapa de inscrição – presencial –, no período de 9 a 27 de agosto, quando deverão comparecer aos endereços informados no protocolo, conforme o horário informado no momento da confirmação do cadastro. A participação do casal será garantida somente após a validação da pré-inscrição durante a etapa presencial.

Todos os documentos exigidos para a união civil deverão ser entregues na etapa de atendimento presencial, nos endereços dos Ofícios de Registro de Pessoas Naturais de São Luís, indicados na pré-inscrição.

Para finalizar a inscrição, os noivos e noivas deverão apresentar ao cartório os seguintes documentos, conforme o estado civil:

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  • Certidão de Nascimento dos nubentes, sendo solteiros ou solteiras;
  • Certidão de Óbito do cônjuge/da cônjuge falecido para nubente(s) viúvo(s)/viúva(s);
  • Certidão de Casamento com a separação judicial, ou, divórcio averbado em cartório, para nubentes separados ou divorciados;
  • Autorização dos pais, se um ou os dois nubentes tiver (em) idade entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos;
  • Carteira de Identidade e CPF de ambos os nubentes – frente e verso;
  • Comprovante de endereço de ambos os nubentes;
  • Duas testemunhas, com respectivas carteiras de identidade.

A CGJ-MA destaca que todos os atos de registro civil, de habilitação, do registro do ato e emissão das primeiras certidões serão praticados gratuitamente, sendo proibida a cobrança de qualquer taxa ou despesa extraordinária aos casais pelas serventias extrajudiciais.

As informações são do G1MA

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