SÃO LUÍS – O vereador de São Luís Edson Gaguinho (União) foi conduzido pela Polícia Civil por terem sido encontrados dois animais silvestres, munições e medicamentos em sua residência, situada no bairro Riod.
O parlamentar mantinha em cativeiro no quintal de sua casa, dois veados e uma arara. Por serem animais silvestres, há configuração de crimes, prevista na Lei de Crimes Ambientais.
O vereador está prestando depoimento e depois disso poderá pagar fiança para ser liberado. Os animais serão encaminhados para o IBAMA.
Os investigadores também encontraram munições de arma de fogo na casa de Edson Gaguinho. Além disto, na casa do vereador, foram encontrados também medicamentos que não podem ser vendidos.
Os promotores do Gaeco e dos policiais rodoviários federais encontraram ainda sete carrinhos do programa do governo do estado “Mais Renda”.
Desvios
O resgate dos animais silvestres e a condução de Gaguinho por esse motivo, a uma delegacia de polícia, ocorreu por acaso, no bojo de uma investigação da qual ele figura como alvo junto a outros três vereadores de São Luís.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MPMA) cumpria mandados de busca e apreensão na casa do parlamentar, quando encontrou os animais.
Além de Edson Gaguinho, foram alvo da operação os vereadores Francisco Chaguinhas, Aldir Júnior e Umbelino Júnior.
Ipolitica