O bebê de nome José Fernando de Carvalho Bezerra, faleceu no dia 12 de julho de 2023, aproximadamente às 7:00 horas da manhã. Ocorre que, a criança foi levada quatro vezes ao hospital e o médico, apenas na última ida, requisitou a internação em UTI pediátrica, considerando que a criança já estava grave e com sérias dificuldades para respirar.
No entanto, apesar da requisição médica de internação em UTI pediátrica, o Hapvida negou a internação. Em razão do indeferimento do pedido de internação, a família ingressou na justiça e foi deferido o pedido liminar para que a internação ocorresse conforme requisição médica. Porém, apesar do hospital ter sido intimado da decisão às 2h50min, a ordem judicial não foi cumprida e a criança veio a óbito aproximadamente às 7:00 horas da manhã.
Segue a requisição médica, decisão liminar e declaração de óbito:
Houve negligência médica e hospitalar e, possivelmente, prática de crime que será investigado pela polícia e Ministério Público. Já foi solicitado nos autos do processo a cópia do prontuário médico, encaminhamento do prontuário de atendimento médico ao CRM para que a atuação dos médicos sejam avaliadas e o encaminhamento dos autos ao Ministério Público para apurar a prática de crime e identificar os responsáveis.
Tudo isso ocorreu no Hospital Guarás, em São Luís.
Fonte: Blog do Luís Cardoso