Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (9), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PsB), prorrogou as medidas preventivas vigentes no estado de 13 a 19 de julho. Eventos com até 150 pessoas sendo realizados até meia-noite, administração pública estadual funcionando com 80% da capacidade e igrejas com até 70% de público estão permitidos.
Além disso, o grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho após 30 dias, com exceção de gestantes, comércio e indústria entre 9h e 21h, academias e supermercados das 6 às 0h, shopping das 10h às 22h, bar e restaurante até 0h, funcionando com 70% da capacidade.
“Quero enfatizar que isto é necessário, porque o coronavírus não foi erradicado, nós estamos procurando flexibilizar um pouco, porém eu sei que há pessoas que acham que isso não servem para nada, mas serve, o mundo inteiro faz, vários estados do Brasil fazem”, disse.
Vacinação nos municípios
De acordo com Flávio Dino, ainda há um número grande de municípios maranhenses com aplicação de doses da vacina contra Covid-19 abaixo de 85%. Segundo Dino, cerca de 67 municípios não estão aptos para receber novas doses do imunizante.
“Reitero meu apelo para que haja esse trabalho nos municípios e nós estamos tentando ajudar o máximo possível para que a vacinação ocorra. Há políticos no Maranhão contra a vacinação, que querem acabar com os mutirões. Eu não consigo entender a lógica disto”, disse.
Arraiais da vacinação
Durante a coletiva, o governador afirmou que os arraiais da vacinação contra a Covid-19 vão continuar, independente de período junino. O objetivo da ação é acelerar a vacinação da população nos municípios. Em todas as cidades, para se vacinar,é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência do município, cartão do SUS ou CPF e, carteira de vacinação.
Segundo Dino, 32 municípios maranhenses já receberam a edição do “Arraial da Vacinação”.
Coronavírus no Maranhão
Nessa quinta-feira (8), o Maranhão chegou a 324.015 casos confirmados e 9.256 mortes por Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nas últimas 24 horas, foram registrados 972 casos e 31 óbitos pela doença.
Dos novos registros, 145 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 52 em Imperatriz e 775 nos demais municípios do estado.
O Maranhão chegou ainda ao patamar de 33.463 casos ativos de Covid-19, ou seja, das pessoas que estão atualmente com a doença. Desse número, 32.278 pessoas estão orientadas a ficar em isolamento domiciliar, 719 estão internados em enfermarias e 466 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Fonte: G1 Maranhão