Uma brincante acusou o Bumba Meu Boi Novinho Branco de godofobia após ser dispensada da dança folclórica por estar acima do peso.
Áudio obtido pelo site mostra uma das integrantes da cúpula do Boi explicando os motivos pelos quais a brincante não poderia mais fazer parte do grupo.
“Garcês decidiu que quem mesmo está muito fora do peso ele não iria deixar brincar no Boi. Ele disse que em 10 dias vocês não irão conseguir emagrecer e a roupa realmente não vai ficar adequada em vocês. É só um colar curto e uma saia muito pequena”, diz trecho da gravação.
Em nota, o dono da brincadeira popular se pronunciou sobre o caso.
Leia abaixo:
“O Boi Novilho Branco, todos os anos inicia seu trabalho para a temporada com a SELEÇÃO do corpo de Baile. Sendo assim, já é evidente que somente algumas pessoas farão parte do elenco.
Para esta temporada de 2023, o Novilho Branco contratou dois profissionais: Personal Trainer e Nutricionista (sem nenhum custo para os brincantes) com o objetivo de ajudar quem desejava continuar no NB.
Foi feito também de forma CLARA E EXPLICADA também que teríamos uma quantidade X de brincantes que fariam parte do corpo de baile e que este se daria a partir do desenvolvimento de cada um com prazos e regras.
Assim foi dado o livre ARBÍTRIO de qualquer pessoa continuar tentando ou NÃO. Por nenhum instante se forçou ou se prometeu algo para alguém, ou seja, todos tinham o direito de retirar-se a qualquer momento.
Então o NB deu prazos e quem continuou, sabia de todos os acontecimentos e do resultado de quem poderia continuar ou NÃO no Boi. Neste caso específico a pessoa foi avisada que infelizmente não daria para fazer parte em meio aos trabalhos mas, a autora do áudio em questão após conversa com a mesma, através de mensagens da candidata e depois do pedido da mesma para mais chance, resolveu acolher e dar mais uma oportunidade.
Infelizmente não foi possível, o grupo fechou. A autora do áudio achando que poderia dar a notícia de forma honesta para a pessoa e com cuidado e carinho que sempre tinha , dispensou a mesma, explicou os reais motivos aos quais ela já sabia.
Enfim, a pessoa depois de todo esse tempo e ainda assim mantendo uma cordialidade entre ambas, fez com que a autora do áudio fosse acusada de “preconceito e gordofobia” com insinuações e xingamentos diretamente, por um batalhão de brincantes que nada tem haver com a questão, após a mensagem do áudio.
Também foi através de mensagens que a autora ouviu algumas palavras desagradáveis, mas se manteve em seu lugar por compreender o momento da emoção.
Deixamos aqui o esclarecimento onde cada brincadeira/lugar tem suas regras, e aqui não seria diferente. O Boi e a Autora do Áudio já se disponibilizaram para quaisquer ações que a pessoa se achar no direito. Inclusive sobre os direitos de divulgação e propagação de conversas particulares.
Desejamos que a pessoa encontre paz e fique bem, nós continuaremos nossa jornada junto ao nosso Batalhão onde tem todos os tipos de cores, pessoas e Amores.”