O Portal teve acesso ao áudio da conversa entre o médico e Jacinto Lay e a torre de controle do Aeroporto Senador Petrônio Portela em Teresina antes da queda do avião monomotor. que era pilotado pelo empresário. A aeronave caiu por volta das 8h20, da manhã deste domingo (08), na BR-316, no bairro Parque Piauí, zona Sul da capital.
Na gravação é possível ouvir que o médico chama o controle aéreo da torre Teresina e declara emergência, na sequência informando que vai pousar o avião. “Controle Teresina, o papa-18 declara emergência, vai para pouso”.
O controlador de voo responde perguntando se o piloto vai pousar o avião na pista do aeroporto de Teresina.
Jacinto Lay responde que não tem condições de chegar até o aeroporto, e que buscará um campo para pousar. “Negativo, vai para pouso. Vou procurar um campo para pouso”.
Na sequência, o controlador de voo pede que o médico informe o local para pouso e o tipo de emergência.
O empresário informa que a hélice da aeronave parou de funcionar e que vai procurar pousar na na BR.
“Perda da hélice em voo, perda da hélice em voo. Procurar pousar na BR que vai no sentido a cidade de Barro Duro”, específica o médico.
O controlador de voo responde e informa que a torre em Teresina está ciente do caso após as informações. “Controle Teresina ciente”, finaliza o áudio antes da queda.
Queda do avião
O médico alinhou o pouso e conseguiu descer na pista da BR-316, no bairro Parque Piauí, mas devido ao tráfego de veículos, uma das asas da aeronave bateu em uma van que passava pelo local.
Na sequência, o avião também atingiu um casal que seguia em uma motocicleta e parou ao colidir contra a estrutura de uma parada de ônibus.
Socorro as vítimas
O piloto ficou preso às ferragens do avião e foi retirado por populares antes da chegada do Corpo de Bombeiros do Piauí.
Ele e o casal que estava na motocicleta foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Jacinto Lay foi levado inconsciente, já às outras duas vítimas estavam conscientes.