BARREIRINHAS – Cerca de 450 famílias foram afetadas diretamente pelos alagamentos que atingem o município de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses, a 260 km de São Luís. Desse total, 150 tiveram que deixar suas casas. Em todo o Estado, 31 municípios já decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas.
Barreirinhas ainda conta com ruas alagadas, resultado das inundações que afetaram cerca de 15 bairros do município. Em uma das ruas da cidade, a água chegou a mais de um metro, invadindo praticamente todas as casas.
A Escola Municipal Monteiro Lobato, que foi invadida pela água, já está sem seca, mas um processo de limpeza ainda será feito na unidade para que as aulas possam recomeçar na próxima semana.
Segundo a Defesa Civil de Barreirinhas, na zona rural do município, a estimativa é que as chuvas tenham afetado cerca de 300 famílias. No entanto, essas pessoas não deixaram as suas casas, elas continuam por lá. Foram afetados, principalmente, as regiões de lavoura, pois as áreas ficam alagadas e a plantação acaba sendo destruída.
A prefeitura de Barreirinhas também não consegue chegar a essas localidades da zona rural, pois estima-se que 15 pontes estejam submersas. A população cobra apoio do Governo do Estado, com a doação de cestas básicas e de água, e apoio da Defesa Civil para chegar as áreas afetadas.
Já as 150 pessoas que tiveram que deixar as suas casas e estão desalojadas são moradores da área urbana de Barreirinhas. Com a diminuição do nível da água, algumas já retornaram para casa.
Prejuízos
Na casa da lavradora Maria José ainda estão as marcas do alagamento. Ela conta chegou a perder móveis e eletrodomésticos por causa da água.
“Eu perdi uma cama, perdi um guarda-roupa, perdi um rack. A minha casa tá cheia de lama”, disse a moradora.
Imirante.com, com informações da TV Mirante