Na manhã desta quinta-feira (12) cerca de 20 cães foram resgatados em uma residência no bairro do Cohaserma, em São Luís. A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) e é a segunda etapa de retirada dos animais do local, que pertnce a uma aposentada de 79 anos.
A retirada progressiva dos animais é resultado de uma decisão judicial após iniciativa da 16ª Promotoria de Justiça Especializada de São Luís e começou a ser cumprida em fevereiro de 2021 com a retirada de 15 cachorros da residência. Estima-se que mais de 100 cães estejam abrigados no local, o que levou transtornos aos vizinhos e oferece risco à saúde pública, segundo o MPMA.
A decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública determina que os animais sejam retirados progressivamente, até restarem cinco. Também foi determinado que a idosa seja inserida em programa de acompanhamento por equipe multiprofissional da Rede de Atendimento Domiciliar e de Atenção Básica, bem como por profissionais da Coordenação da Saúde Mental do Município de São Luís para avaliação e tratamento médico e psicológico.
Os cães resgatados foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses, onde serão examinados por uma equipe de veterinários, farão exames clínicos e posteriormente serão disponibilizados para adoção. “O principal objetivo dessa segunda abordagem é a contagem, cadastro e identificação dos animais para termos certeza do número e se estão entrando novos animais na casa. Na primeira intervenção, fizemos uma contagem por amostragem. Por isso esse trabalho de hoje é fundamental”, explicou o promotor de justiça Cláudio Rêbelo.