Um homem, de 28 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (14), em São Luís, após marcar um encontro amoroso com uma criança de 9 anos de idade, no Terminal de Integração da Cohab.
A prisão foi executada pela Guarda Municipal de São Luís, dentro do terminal de integração. O suspeito foi levado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), para prestar esclarecimentos.
Segundo informações da Guarda Municipal, o homem teria tentado marcar um encontro com a menina no banheiro do terminal, mas, sem saber, havia falado com o pai da vítima, que se passou por ela.
Por volta das 14h30, o homem foi ao terminal, mas acabou se deparando com a Guarda Municipal, que o prendeu, após o pai da menina denunciar o caso.
O homem, que não teve a identidade divulgada, foi encaminhado à DPCA. Os pais da vítima também compareceram à delegacia.
A prisão foi feita por meio da guarnição do Terminal da Cohab/Cohatrac, com o apoio da guarnição do Terminal do São Cristóvão.
A Polícia Civil do Maranhão, por meio da DPCA, investiga de que forma o homem chegou até a vítima. A suspeita é que ele tenha usado as redes sociais.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no MA
Segundo a Polícia Civil do Maranhão, em todo o estado, as principais ocorrências de abuso e exploração sexual contra e adolescentes, em 2022, foram:
- Corrupção de menores de 14 anos (165 registros);
- Aliciar, assediar, instigar, por qualquer meio, criança, para praticar ato libidinoso (99 registros);
- Oferecer, disponibilizar, publicar por qualquer meio fotografia, vídeo ou registro contendo cena de sexo envolvendo criança e adolescente (24 registros).
Já em 2023, de janeiro a março, os maiores registros foram:
- Corrupção de menores de 14 anos (46 registros);
- Aliciar, assediar, instigar, por qualquer meio, criança, para praticar ato libidinoso (22 registros);
- Produzir, fotografar, filmar cena de sexo envolvendo criança e adolescente (6 registros).
Os crimes contra os diretos da infância e juventude devem ser denunciados pelo “Disque 100” – canal do governo federal que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. O sistema de atendimento ao público é gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
G1-MA